Páginas

Pesquise aqui o que você quiser...

Pesquisa personalizada

terça-feira, 1 de junho de 2010



BOLO DE CHOCOLATE DE MICROONDAS DA ANA ELISA...

OBS: Se vc qiser pode fazer em uma tijela de ceramica, fica maior o bolo...

ingredientes: 1 ovo pequeno -
4 colheres de leite -
3 colheres de óleo -
2 colheres rasas de chocolate em pó -
4 colheres rasas de farinha de trigo -
4 colheres rasas de açucar -
1 colher rasa de fermento em pó .
Misture tudo, coloque o ovo e bata beem com um garfo ..
coloque o oleo o açucar o leite e o chocolate e bata mais
coloque a farinha e o fermento e misture delicadamente até encorporar
leve ao microondas por 3 minutos em potência alta

A MASSA É MAIS MOLE Q A MASSA DE UM BOLO NORMAL, NAO ACRESCENTE MAIS FARINHA DA PARA DUAS CANECAS DE 220ML. E PODE SER SERVIDO QUENTE COM COBERTURA ! e asse em utencílio apropriado para microondas. bom apetite fica uma delícia...


GELÉIA DE MORANGO...

Ingredientes:
500g de morangos limpos
200g de açúcar orgânico Native
1/2 limão

Modo de Preparo:
Higienize os morangos
Pique os morangos, coloque-os numa panela com o açúcar e o limão.
Leve a panela ao fogo forte e quando ferver, abaixe o fogo.
Deixe fervendo até a consistência de geléia.
Guarde em pote na geladeira.



Benefícios: O morango é rico em vitamina C e boa fonte de vitaminas A e do complexo B e de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.



Máscara de Morango

» hidratação da pele...

Receita:
Triturar dois morangos e juntar uma clara de ovo.
Deixar actuar durante 30 minutos e retirar com água morna.



Morango combate radicais livres...

Aproveite a safra, que começa agora, para garantir boas doses de compostos antioxidantes, verdadeiros aliados da longevidade
Complementos

Morango: cuidado com os agrotóxicos

Preserve os benefícios do morango

O vermelho contra os radicais
O irresistível morango acumula substâncias capazes de combater os radicais livres. É obrigatório para quem quer garantir anos e anos de vida.
Regina Célia Pereira | design Caio Campana | fotos Dercílio
Complemento. Página 1 de 2
Basta sentir o aroma adocicado e a boca se enche de água. À primeira mordida, uma mescla de sabores levemente ácidos desperta ainda mais o paladar. É raro alguém não gostar de morango, afirma o engenheiro agrônomo Alexandre Hoffmann, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Mais do que deliciosa, a fruta tem uma porção de compostos benéficos. Um trabalho do Instituto de Pesquisa em Alimentos da Noruega bota o morango como um dos alimentos mais ricos em substâncias antioxidantes, importantíssimas na queda-de-braço contra os radicais livres, que formam uma tropa de moléculas capazes de danificar as células estragos que, com o tempo, podem até detonar um câncer.

Entre os componentes mais badalados está o ácido elágico. Guarde esse nome complicado ele é superpoderoso. Trata-se de uma substância que tinge e protege os vegetais, explica a nutricionista Janine Ginani, que anda estudando frutos vermelhos na Universidade de Brasília (UNB). No nosso organismo o tal ácido evita danos celulares, diminuindo a ameaça principalmente de tumores no aparelho digestivo. Esse é um dos motivos para o fruto ser cada vez mais associado à longevidade.

A bioquímica Edna Amante, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca a rica mistura de minerais. O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio, diz. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular. Vale mencionar também a boa concentração de vitamina C. Em alta no nosso corpo, ela é capaz de blindar o sistema imunológico e afastar encrencas como resfriados.

Para completar, a professora Jocelem Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, aponta a riqueza em fibras. O morango fornece boas doses do tipo solúvel, que ajuda a manter os níveis de glicose estáveis, sem grandes picos, conta. Assim, o organismo não requer tanto do pâncreas, o que mantém longe o perigo do diabete.

Ledo engano pensar que o fruto vai bem apenas em pratos doces. O morango é perfeito em saladas de folhas, diz a nutricionista Andréa Esquivel, especialista em gastronomia e professora da Universidade Norte do Paraná, a Unopar. Também pode entrar na receita de risotos e em molhos para massas, misturado a ervas, cebola, alho e afins.

Para aqueles que só comem morango com chantilly, o recado de Andréa é o seguinte: Quem quer sentir o gosto da fruta deve dispensar o creme. O excesso de gordura forma uma película na boca, o que dificulta a distinção de outras nuances de sabor. Sem contar que o chantilly é lotado de gordura saturada.

Aproveite a safra, que começa agora, para garantir boas doses de compostos antioxidantes, verdadeiros aliados da longevidade
Diversas receitas com morango
Receita: Vinagrete de morango
À beira do diabete
Acerte os ponteiros da sua digestão
Vegetais ajudam a prevenir câncer
Preserve seu cérebro com nutrientes
Complementos
Morango: cuidado com os agrotóxicos
Preserve os benefícios do morango



XAROPE CASEIRO DE MORANGO.....ALÍVIO DA GARGANTA.

Ingredientes:
- ½ litro de mel
- 250g. de morangos

Preparo:
Bata o mel e os morangos no liquidificador. Leve ao fogo até obter consistência de xarope. Não precisa coar. OBS: 1 colher (sopa), 3 vezes ao dia para o fim dos problemas na garganta.



Remédio caseiro para gripe

Ferva um litro de água, desligue fogo e acrescente 6 colheres de sopa de mel e o suco de 5 milhões.

Esta infusão antigripal auxilia no alívio de gripes e resfriados se mostrando muito eficiente também no descongestionamento das vias respiratórias.

Beba ainda morno. O chá lubrifica a garganta eventualmente irritada e a vitamina C confere ao organismo mais capacidade de defesa contra o ataque viral.


Frio pede cuidados contra alergia, gripe e poluição


Os brasileiros das regiões Sul e Sudeste devem se preparar para um inverno típico a partir deste mês, com baixas temperaturas: segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre maio e julho as médias devem ficar em 15,5° C no Sul, 19,25° C no Sudeste e 17° C na cidade de São Paulo. O clima frio é propício para o desenvolvimento de doenças alérgicas, respiratórias e até cardiovasculares. Confira as dicas dos especialistas para minimizar os males do inverno e da poluição, que se agrava nesta estação.

"Nessa época do ano, três fatores atuam contra a saúde, juntos ou não: o frio, a baixa umidade e a poluição, que aumenta", explica Clystenes Odyr Soares Silva, médico pneumologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "O aparelho respiratório é a parte do corpo mais afetada pelo frio, porque a gente respira 24 horas por dia, num total de 10.000 litros diários. Dessa forma, pessoas que têm doenças respiratórias, como asma, rinite e bronquite, sofrem um agravamento desses males."

O período também é caracterizado por causar incômodo aos alérgicos. Portadores de alergia ou de bronquite provocada por cigarro enfrentam um agravamento do mal-estar. De acordo com Soares Silva, para as vítimas de alergia respiratória - que correspondem a cerca de 10% da população - a solução é a medicação, sempre obedecendo a orientação médica. Já para a alergia que acomete os olhos, marcada por sintomas como coceira, irritação e sensibilidade aguçada, o recomendado é a lubrificação.

Mas os não-alérgicos também sofrem: gripes, resfriados e pneumonias, males do grupo das infecções, são constantes durante os meses de frio. Contra a gripe, o ideal é a vacina. "É boa, eficaz e segura", defende o pneumologista.

Ambiente - Outro problema do período é a qualidade do ar em ambientes fechados. Em muitos escritórios, respira-se o ar condicionado, que, segundo Soares Silva, é frio, seco e poluído - no caso de haver negligência na manutenção do equipamento. Nos ônibus, o costume de fechar as janelas cria boas oportunidades para a propagação dos vírus da gripe. O mesmo vale para cinemas, teatros e danceterias.

Também não se está a salvo nas ruas. Regiões metropolitanas como a de São Paulo costumam sofrer o fenômeno da inversão térmica. Pelas manhãs, o ar quente presente nas altitudes impede a subida do ar frio, juntamente com os poluentes contidos nele, como a fuligem dos carros. Assim, a poluição fica em contato direto com a população.

De acordo com Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do recém-criado Instituto Nacional de Avaliação Integrada de Risco Ambiental, a poluição gera diversos prejuízos aos sistema respiratórios e cardiovascular - suspeita-se também que ela influencia a hiperatividade motora, diminua a qualidade do sêmen humano e provoque o aumento da ocorrência de câncer de mama entre mulheres jovens, além do de pulmão. Somados, os males matam 19 pessoas por dia em São Paulo. "A poluição produz em pequena dimensão o que o cigarro faz em grande escala", avalia o especialista.

Curando com o sabor do gengibre
Publicado em: 28 de maio de 2010
Ainda estamos no outono, mas já é possível sentir o friozinho chegando, por isso, este é o momento ideal para falarmos mais sobre uma raiz muito preciosa, capaz de trazer muitos benefícios ao organismo: o gengibre.

Cultivada e muito utilizada no Oriente há milhares de anos, o gengibre (zingiber officinalis) é um ingrediente básico e quase obrigatório nas culinárias japonesa, tailandesa e chinesa e indiana. Mas suas propriedades vão muito além do sabor forte e picante, que normalmente agrada o paladar e confere um toque todo especial aos pratos que são preparados com ele. Na medicina ayurvédica, por exemplo, é chamado de “remédio universal”, pela grande variedade de benefícios que proporciona à saúde.

O gengibre produz calor no organismo e age de forma eficaz em casos de gripes, tosse, rouquidão, congestão nasal, dores de garganta e outras infecções, atenuando seus sintomas e fortalecendo o sistema imunológico, por isso, sua utilização é muito indicada para tratar e prevenir os males a que estamos sujeitos durante as épocas mais frias do ano.

Esta capacidade de esquentar o corpo também provoca uma aceleração no metabolismo, ativa a circulação, estimula a mente e mantém a vitalidade. Uma boa dica é fazer um escalda pés ou preparar um banho com algumas gotas do óleo essencial de gengibre naqueles momentos em que nos sentimos sem ânimo, apresentando sintomas típicos de depressão, ou esgotados após um dia estressante de trabalho, por exemplo.

É antiinflamatório, antibactericida e alivia dores musculares, de cabeça e cólicas menstruais. Nos casos de contraturas musculares, lombalgia, cervicalgia, reumatismo e artrose, pode-se massagear as regiões afetadas com o óleo essencial diluído em óleo vegetal, fazendo movimentos fortes e fricção, que produzirão efeitos de aquecimento e analgesia.

Pesquisas também comprovaram sua atuação no sistema digestivo e é ótimo para combater náuseas e enjôos, inclusive por pessoas que sofrem com estes sintomas durante deslocamentos de barco ou de carro. Apesar de sua ingestão ser contra indicada durante a gravidez, as mulheres podem utilizar algumas gotas do óleo essencial em um difusor de aromas para aliviar os enjôos característicos dos primeiros meses de gestação. Pacientes que estão sendo submetidos a tratamento com quimioterapia também experimentam um grande alívio das náuseas causadas pelos medicamentos.

Você pode incluí-lo no preparo de diversos alimentos, como sucos, sopas, saladas e refogados. Para um uso mais medicinal, o ideal é preparar um chá com as raízes e consumi-lo entre as refeições. Você pode também misturar com outras ervas, como hortelã, eucalipto e capim limão, se o objetivo for tratar de problemas causados por gripes e resfriados. O consumo diário do chá é muito eficaz na prevenção de crises de enxaqueca. Para combater enjôos, basta mastigar um pouco dele cru, com exceção das gestantes, que devem utilizar apenas o óleo essencial, num difusor de ambientes. Também é encontrado, em lojas de produtos naturais, em forma de comprimido e tintura.