Páginas

Pesquise aqui o que você quiser...

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 5 de maio de 2010




RecadosOnline - Irados gifs de Quarta-feira, somente aqui! Clique!





RecadosOnline - Recados de Quarta-feira que são a sua cara! Clique aqui!



LINHAÇA E SEUS BENEFICIOS PARA A NOSSA SAÚDE:

A mais nova campanha do Mundo Verde elegeu a linhaça como o alimento da vez. Há muito mais sobre essas sementinhas do que se imagina por aí. O cultivo da linhaça data de cerca de 5 mil anos a.C, É uma das mais antigas plantas cultivadas. Fonte de diversas vitaminas, minerais, proteínas e fibras solúveis, Tal tipo de alimento que faz bem para todo mundo, sem contra-indicações.

Uma das características mais interessantes do consumo de linhaça é o poder preventivo. Inserir uma boa quantidade da semente na alimentação diária pode garantir uma série de benefícios e o bom funcionamento do organismo.
dicas de consumo de linhaça:

- A linhaça pode ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas e em preparações como bolos, tortas e massas de pÃes.

- A linhaça pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. 1/3 xícara (chá) de óleo são equivalente a 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída.

- 3 colheres (sopa) de linhaça fazem o mesmo “efeito” de 1 ovo para dar liga ou consistência. Use em panquecas e em bolos.

- Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que a mesma passa sem sofrer digestÃo no trato gastrointestinal porque sua casca é tão resistente . Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las em um liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Guardar em pote bem fechado no refrigerador, e ao abrigo da luz por até 3 dias.

- Faça um mix de óleos para temperar sua salada: misture 100ml de azeite de oliva extra virgem, 50ml de óleo de linhaça prensado a frio e temperos secos de sua preferência (alecrim, manjericão, majerona).

Independente da estação e do clima é importante ficar atento com a alimentação, mas durante o verão os cuidados devem ser redobrados, já que o comportamento do metabolismo se modifica e a perda de líquidos por meio do suor aumenta. Para enfrentar esse delicioso período de forma mais leve e saudável, esbanjando boa forma e pele invejável. A semente de linhaça é obtida a partir do linho, uma das plantas mais antigas da humanidade. A linhaça, especialmente a do tipo dourada, cultivada nas regiões frias do Canadá, é um alimento funcional que traz diversos benefícios à saúde. Sua concentração de fibras, ácidos graxos ômega 3, 6 e 9, antioxidantes e lignanas (fitoquímicos capazes de modular os hormônios femininos) proporciona um melhor funcionamento do intestino, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e promove saciedade, controlando a fome. “A redução do apetite ocorre porque as fibras presentes na farinha estimulam a mastigação, atrasam o esvaziamento gástrico e estimulam a produção do hormônio colecistoquinina, que controla a fome. Além disso, estudos mostram que o perfil de gorduras deste alimento rico em ômega 3 também é responsável pela modulação da fome”.

As pesquisas mostram que os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, pois como a casca da semente é muito dura, sua digestão é comprometida, reduzindo a absorção de seus nutrientes.
A linhaça dourada pode ser consumida durante as refeições, numa mistura de iogurte, com frutas, saladas, sopas, entre outras formas de uso. Ainda não existe um consenso em relação a quantidade diária ideal de consumo. “Na maior parte dos estudos os benefícios foram alcançados com a ingestão média de uma a três colheres de sopa de farinha de linhaça por dia”, indica a especialista.

Colágeno Hidrolisado: Outro importante aliado para esse verão é o Colágeno Hidrolisado em pó, uma proteína rica em aminoácidos específicos que aumentam a síntese de colágeno no nosso corpo. Responsável pela sustentação da pele e outros órgãos como ossos, cartilagens, ligamentos e tendões, o colágeno é formado pelo nosso organismo ao longo da vida, no entanto, com a chegada da maturidade sua produção diminui significativamente e essa deficiência passa a ser o principal fator responsável pelo envelhecimento estético e funcional do nosso corpo.

Por isso, o consumo dessa proteína hidrolisada tem sido considerado uma excelente alternativa para quem está em busca de rejuvenescimento, fortalecimento das unhas e cabelo. “A suplementação de colágeno hidrolisado é indicada para melhorar a elasticidade, firmeza e hidratação da pele, além de favorecer a saúde das articulações. Não temos como impedir a perda de colágeno do nosso organismo, mas podemos amenizá-la”, afirma a doutora Andrea Dario Frias.

A especialista alerta que o consumo da proteína em cápsulas, que reúnem apenas miligramas da substância necessária não é suficiente. Os estudos mostram que o ideal é ingerir cerca de 8 a 10 gramas de suplementos específicos de colágeno hidrolisado todos os dias.

Chás Orientais:
Nos últimos tempos, os chás à base de Camellia sinensis (verde, branco, vermelho e amarelo) e Hibiscus, velhos conhecidos da medicina oriental, se tornaram parte do cardápio dos brasileiros devido aos benefícios que podem proporcionar ao nosso organismo.

Provenientes das folhas de Camellia Sinensis e Hibiscus sabdariffa, plantas típicas de países como a Índia e China, esses chás são ricos em substâncias com efeitos antioxidantes capazes de promover vários benefícios ao nosso organismo. “Os chás verde, branco, vermelho e amarelo são ricos em polifenóis conhecidos como catequinas, enquanto que o chá de hibiscus é rico em antocianidinas. Todas essas substâncias são capazes de neutralizar radicais livres, além de possuírem efeitos cardioprotetores e vasodilatadores. Os estudos mostram também que os chás derivados dessas plantas apresentam efeito diurético e emagrecedor”, explica a especialista.

Ambas as bebidas podem ser consumidas geladas e são ótimas opções para os dias quentes de verão, principalmente se as versões escolhidas forem os pós solúveis aromatizados com sabores de frutas. “O consumo desses chás ajuda a aumentar as taxas metabólicas e acelerar a oxidação das gorduras, sendo bons aliados no processo de emagrecimento”, afirma Frias. “Na forma de pós solúveis aromatizados, eles não deixam residual amargo, típico dessas plantas, e lembram sucos de frutas”, completa.

Procedimentos para uso da semente de linhaça:

1. Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador. Mistura-se em um copo de suco de fruta, sobre a fruta, com a aveia, ou iogurte, no café da manhã ou no almoço. Para pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas;

2. Hidrate a linhaça com água, na proporção de 1 colher de sopa de linhaça triturada (pulsada no liquidificador) para 2 xícaras de água. Deixe de remolho de véspera. Leve ao calor brando, em uma panela, por 5 min. Bata de novo até formar uma espuma como clara em neve. Pode ser utilizada em mousses, pães, massas, bolos.

3. Triture a linhaça e leve ao forno brando por 10 minutos, em assadeira, no forno. A técnica de cozimento em calor úmido é mais eficaz para inativar os fatores antinutrientes e preservar as propriedades funcionais, como antioxidantes e biodisponibilizar o Omega 3, lignanas e ligninas.

4. O exceço de linhaça pode alterar os aspectos sensoriais, em alguns casos liberar aroma e sabor de peixe, por isso, recomenda-se agregar temperos aromáticos como ervas ou especiarias na preparação.

RECEITAS PRÁTICAS E FÁCEIS

Molho para salada verde com semente de linhaça
1 colher (sopa) de semantes de linhaça
1 dente de alho amassado
suco de 1 limão
1 tomate orgânico
1/2 xícara de água
sal marinho a gosto
Preparo: Bater os ingredientes no liquidificador, até obter mistura homogenea. Usar como tempero de salada.


OBS: --> Não se esqueçam: A linhaça possui poderes preventivos e valor funcional com alto teor de ômega-3. Seu uso na culinária é infinita, tanto nas cores --marrom e dourada--, como no sabor, que pode variar de acordo com a receita.



Salada Especial Com Linhaça
1 pé de alface americana
1 maço de rúcula
100g de tomate seco
1 colher de gergelim
1 colher de linhaça
4 colheres de palmito picado
100g de queijo minas em cubos
azeite de oliva
acetato balsâmico
sal a gosto
Preparo: Misture todos os ingredientes e mexa bem.



UM MODO DELICIOSO DE AFASTAR A DIABETE:

COMA MENOS: carne de boi, de carneiro e de porco; manteiga, margarina, substitutos da manteiga; bolachas e salgadinhos com baixo teor de gordura; biscoitos doces com pouca gordura; substitutos do ovo, iogurte desnatado, queijo suiço, cheddar com baixo teor de gordura.

COMA MAIS: peixe, aves, feijão; azeite de oliva extravirgem e outros, óleos vegetais, como os de soja e canola; nozes, amêndoas, castanha, sementes de girassol e abóbora, azeitonas; frutas frescas; ovos inteiros, iogurtes naturais, queijo feta, parmesão e queijo de cabra; legumes assados ou refogados com ervas e temperados com um pouco de azeite.


Luana/Motuca-SP.