Páginas

Pesquise aqui o que você quiser...

Pesquisa personalizada

terça-feira, 1 de junho de 2010




Morango combate radicais livres...

Aproveite a safra, que começa agora, para garantir boas doses de compostos antioxidantes, verdadeiros aliados da longevidade
Complementos

Morango: cuidado com os agrotóxicos

Preserve os benefícios do morango

O vermelho contra os radicais
O irresistível morango acumula substâncias capazes de combater os radicais livres. É obrigatório para quem quer garantir anos e anos de vida.
Regina Célia Pereira | design Caio Campana | fotos Dercílio
Complemento. Página 1 de 2
Basta sentir o aroma adocicado e a boca se enche de água. À primeira mordida, uma mescla de sabores levemente ácidos desperta ainda mais o paladar. É raro alguém não gostar de morango, afirma o engenheiro agrônomo Alexandre Hoffmann, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Mais do que deliciosa, a fruta tem uma porção de compostos benéficos. Um trabalho do Instituto de Pesquisa em Alimentos da Noruega bota o morango como um dos alimentos mais ricos em substâncias antioxidantes, importantíssimas na queda-de-braço contra os radicais livres, que formam uma tropa de moléculas capazes de danificar as células estragos que, com o tempo, podem até detonar um câncer.

Entre os componentes mais badalados está o ácido elágico. Guarde esse nome complicado ele é superpoderoso. Trata-se de uma substância que tinge e protege os vegetais, explica a nutricionista Janine Ginani, que anda estudando frutos vermelhos na Universidade de Brasília (UNB). No nosso organismo o tal ácido evita danos celulares, diminuindo a ameaça principalmente de tumores no aparelho digestivo. Esse é um dos motivos para o fruto ser cada vez mais associado à longevidade.

A bioquímica Edna Amante, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca a rica mistura de minerais. O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio, diz. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular. Vale mencionar também a boa concentração de vitamina C. Em alta no nosso corpo, ela é capaz de blindar o sistema imunológico e afastar encrencas como resfriados.

Para completar, a professora Jocelem Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, aponta a riqueza em fibras. O morango fornece boas doses do tipo solúvel, que ajuda a manter os níveis de glicose estáveis, sem grandes picos, conta. Assim, o organismo não requer tanto do pâncreas, o que mantém longe o perigo do diabete.

Ledo engano pensar que o fruto vai bem apenas em pratos doces. O morango é perfeito em saladas de folhas, diz a nutricionista Andréa Esquivel, especialista em gastronomia e professora da Universidade Norte do Paraná, a Unopar. Também pode entrar na receita de risotos e em molhos para massas, misturado a ervas, cebola, alho e afins.

Para aqueles que só comem morango com chantilly, o recado de Andréa é o seguinte: Quem quer sentir o gosto da fruta deve dispensar o creme. O excesso de gordura forma uma película na boca, o que dificulta a distinção de outras nuances de sabor. Sem contar que o chantilly é lotado de gordura saturada.

Aproveite a safra, que começa agora, para garantir boas doses de compostos antioxidantes, verdadeiros aliados da longevidade
Diversas receitas com morango
Receita: Vinagrete de morango
À beira do diabete
Acerte os ponteiros da sua digestão
Vegetais ajudam a prevenir câncer
Preserve seu cérebro com nutrientes
Complementos
Morango: cuidado com os agrotóxicos
Preserve os benefícios do morango

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, assim que puder lerei com prazer...obrigada...