Páginas

Pesquise aqui o que você quiser...

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Carros para Cegos...

Universitários do Instituto Politécnico de Virgínia (EUA) criaram um carro adaptado para deficientes visuais. Pela primeira vez, 20 pessoas cegas foram capazes de dirigir um veículo em um encontro promovido pela Federação Nacional para os Cegos.


O veículo montado utiliza um sensor a laser que verifica a estrada à frente, um colete com vibrações para o motorista que indica a velocidade e quando parar, e também um headset que envia comandos de voz para qual direção seguir. Sensores também são capazes de identificar objetos que estejam muito próximos e encerram o funcionamento do motor caso preveja que o motorista não irá conseguir desviar em tempo.
O próximo passo é desenvolver mapas para que os cegos sejam capazes de traçar rotas e interpretas as informações ao seu redor. E também é uma prioridade criar maneiras de facilitar algumas necessidades, como “onde está estacionado o carro”, “como devo encontrar o positivo e negativo da bateria para recarregá-la”, dentre outras.

Pesquisadores dos Estados Unidos anunciaram na ultima  sexta-feira que irão testar no ano que vem o protótipo de um carro com recursos que permitem que ele seja dirigido por cegos de forma independente e segura.

O carro, um Ford Escape, foi criado pela Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos (NFB, na sigla em inglês) em parceria com a Universidade Virginia Tech.
A NFB afirma que desenvolveu uma série de recursos não visuais que ajudam o motorista cego. Entre eles estão luvas vibratórias, que alertam sobre curvas; sopros de ar comprimido no rosto do motorista, para sinalizar obstáculos que se aproximam; uma camiseta vibratória, para dar informações sobre velocidade; e um volante com sinais de áudio, para orientar a direção.
Os pesquisadores afirmam que ainda poderá demorar anos até que um modelo de carro seguro para motoristas cegos esteja nas ruas, mas o protótipo já será mostrado na pista de corrida de Daytona, no Estado americano da Flórida, em janeiro de 2011.
"Esta demonstração vai desafiar estereótipos e mitos que impedem nossa total integração na sociedade, mostrando ao público que os cegos têm as mesmas capacidades de outras pessoas"', disse o presidente da NFB, Marc Maurer, ao site de notícias sobre tecnologia TG Daily.
A equipe da NFB e da Universidade Virginia Tech já demonstrou um protótipo em 2009 de um buggy adaptado para cegos usado para andar em areia.
"O desafio não era o desenvolvimento de um veículo autônomo que pudesse levar uma pessoa cega para todos os lugares, mas a criação de interfaces não visuais que permitiriam a uma pessoa cega tomar decisões na direção", disse o diretor do Laboratório de Robótica e Mecanismos da Virginia Tech, Dennis Hong, ao TG Daily.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, assim que puder lerei com prazer...obrigada...