Páginas

Pesquise aqui o que você quiser...

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Refeições longe da telinha

O hábito deixa a alimentação automática e está ligado a maiores índices de obesidade, baixa resistência e altos níveis de colesterol.
Se o seu acompanhamento preferido na hora das refeições é a televisão ou o computador, tome cuidado: esse hábito, aparentemente sem importância, pode ser prejudicial à saúde e precisa ser combatido.

"Quem faz suas refeições em frente da telinha não percebe a quantidade de comida que está comendo, muito menos dá atenção aos sabores e às aparências dos alimentos. Resultado: acaba consumindo mais do que precisa, o que pode propiciar o ganho de peso ", diz a nutricionista Cibele Crispim*.

Além disso, esse tipo de comportamento vem sendo relacionado a indicadores ruins de saúde - como a obesidade, a baixa resistência e altos níveis de colesterol . "Ao comer sem prestar atenção à refeição que está sendo feita, a pessoa transforma o ato de se alimentar numa atividade automática", diz Cibele.

Portanto, se você é do tipo que tem dificuldade em abandonar os programas televisivos ou a navegação na internet enquanto come, é importante limitar a frequência, tentar buscar outras alternativas de lazer e evitar "beliscar" toda vez que decidir ver TV ou ligar seu notebook.

E a nutricionista dá outro aviso : estipular alguns dias da semana para fazer as refeições na poltrona, na cama ou na frente da tela do computador não funciona, "Isso pode acabar incentivando um hábito inadequado, pois desvia a atenção dos alimentos, focando-a em outro assunto."

O ideal mesmo é fazer todas as suas refeições à mesa , em local sossegado, se possível na companhia das pessoas queridas. "As refeições são momentos de integração social, importantes para fortalecer os laços familiares e de amizade. Por isso precisam ser valorizadas, com atenção, para saborear melhor os alimentos e perceber o momento de parar de comer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, assim que puder lerei com prazer...obrigada...